Conheça a Companhia da Cultura
Nascida no Rio de Janeiro, como Companhia da Foto, estúdio e laboratório fotográfico que também produzia exposições e livros, a empresa rapidamente foi ganhando fama no mercado e ampliando o leque de atuação para serviços como: criação de projetos, certificação em leis de incentivos, produção e gerenciamento de ações culturais em diversos segmentos artísticos.
Daniele Torres entra para a história da empresa nesse momento (2004), mudando a marca para Companhia da Cultura e promovendo a inclusão de outros serviços, nas áreas de:
- Consultoria em incentivos fiscais;
- Consultoria em Investimento Social Privado;
- Assessoria museológica (catalogação, conservação, embalagem e transporte de obras de arte, elaboração de planos museológicos, montagem de exposições);
- Desenvolvimento de políticas e editais de patrocínios;
- Desenvolvimento, produção e gestão de projetos e programas socioculturais, educacionais, socioambientais;
- Captação de recursos;
- Planejamento estratégico de instituições sem fins lucrativos, inclusive institutos empresariais;
- Curadorias diversas;
- Gestão de espaços culturais;
A Companhia da Cultura se consolidou no mercado cultural atuando em 3 principais frentes:
-
- Atendimento ao produtor cultural;
- Atendimento aos patrocinadores;
- Desenvolvimento de projetos próprios.
Quem faz a Companhia da Cultura
Entrevista com Daniele Torres na TV Aparecida, 2019,
Daniele Torres
Hoje a história da empresa se mistura à carreira da Daniele Torres. Museóloga, com pós-graduações em: História da Arte (PUC-RJ), Gestão da Cultura (Estácio-RJ) e Comunicação Empresarial (PUC-MG). Em seus mais de 20 anos de carreira se especializou nas leis de incentivos fiscais, na gestão de equipamentos culturais e ONGs, no planejamento estratégico de projetos e na captação de recursos.
Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE.
Desde 2004 à frente da Companhia da Cultura, Daniele também é sócia do site e escola Cultura e Mercado desde 2016, onde criou o único curso de Formação em Captação de Recursos do país. Além disso, ela ministra cursos, palestras e workshops em várias cidades pelo Brasil, para diferentes instituições, desde 2007.
Presta consultoria na área de incentivos fiscais e Investimento Social Privado para empresas de grande porte.
Participou como júri do Prêmio Aberje de Comunicação Empresarial por diversos anos nas categorias Patrocínios e Memória / Sociedade.
Membro consultivo da Comissão de Direito das Artes da OAB, São Paulo (2019-2021). É associada à ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e ao COREM – Conselho Regional de Museologia. Faz parte da Abrig – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Associada também ao FBODM – Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.
Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Armação dos Búzios e Volta Redonda, ambas no Estado do Rio de Janeiro.
Foi consultora das ONGs: Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF) na área de incentivos fiscais e captação de recursos. Foi também gestora responsável pela captação de recursos dos Institutos: Agires, Brasil Leitor (ambos OSCIPs) e Inst. Brasileiro de Gestão Cultural (OS), em São Paulo, capital.
Desde 2004 à frente da Companhia da Cultura, Daniele também é sócia do site e escola Cultura e Mercado desde 2016, onde criou o único curso de Formação em Captação de Recursos do país. Além disso, ela ministra cursos, palestras e workshops em várias cidades pelo Brasil, para diferentes instituições, desde 2007.
Presta consultoria na área de incentivos fiscais e Investimento Social Privado para empresas de grande porte.
Participou como júri do Prêmio Aberje de Comunicação Empresarial por diversos anos nas categorias Patrocínios e Memória / Sociedade.
Membro consultivo da Comissão de Direito das Artes da OAB, São Paulo (2019-2021). É associada à ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e ao COREM – Conselho Regional de Museologia. Faz parte da Abrig – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Associada também ao FBODM – Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.
Rafael Martiniano
Ao lado de Daniele, Rafael Martiniano, tem formação em logística e especialização em Logística Empresarial e Supply Chain.
Sua incursão no universo cultural começou quando foi monitor de Biblioteca Móvel, projeto sociocultural em 2007 e 2008.
Dedicou mais de 7 anos de sua vida ao Instituto Brasil Leitor, atuando como responsável pela logística, compras e implantação das mais de 50 bibliotecas geridas pelo IBL em todo o Brasil.
No Theatro Municipal de São Paulo era responsável pelas compras e logística (coordenador), colaborando com a produção de diversas óperas e concertos, entre 2013 e 2016.
No CENPEC, em 2017, participou do projeto “Educação com Arte” realizado nas unidades da Fundação Casa em SP.
Em 2018 trabalhou no Catavento Cultural e nas Oficinas de Arte das Fábricas de Cultura.
Atuou na Fundação Gol de Letra, com projetos socioeducativos por meio do esporte.
Na Companhia da Cultura Rafael vem atuando em diversas funções: produção, logística, compras e coordenação de equipes, bem como na montagem e instalação de bibliotecas e prospecção de investidores.
JULIANA BRAGA
Produtora Executiva de Eventos e Produtora de Arte trabalha com dramaturgia, cinema, entretenimento, arte, pesquisa e esporte.
É Mestre em Cinema Brasileiro, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós graduada em Arte, Cultura e Comunicação Visual pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS).
Gestora de Serviços do Evento, atuou nas Olímpiadas da Rio 2016 como Venue Manager em Deodoro.
Trabalhou nas Confederações de Judô, Vôlei e Desportos Aquáticos com planejamento estratégico, tático e operacional, responsável por toda a estrutura das competições nacionais e internacionais.
Nossa missão
Valorizar e difundir a cultura brasileira, respeitando a diversidade e a memória, reafirmando a cultura como agente de transformação social.
Visão
Ser referência no compromisso ético e na excelência da gestão de recursos incentivados no âmbito dos patrocínios socioculturais.
Valores
Honestidade e transparência
Comprometimento
Paixão e dedicação
Respeito ao meio ambiente
Respeito à diversidade
Qualidade de entrega
Inclusão social
Alinhamento entre discurso e prática
Amor à cultura brasileira