Conheça a Companhia da Cultura

Nascida no Rio de Janeiro, como Companhia da Foto, estúdio e laboratório fotográfico que também produzia exposições e livros, a empresa rapidamente foi ganhando fama no mercado e ampliando o leque de atuação para serviços como: criação de projetos, certificação em leis de incentivos, produção e gerenciamento de ações culturais em diversos segmentos artísticos. 

Daniele Torres entra para a história da empresa nesse momento (2004), mudando a marca para Companhia da Cultura e promovendo a inclusão de outros serviços, nas áreas de: 

  • Consultoria em incentivos fiscais;​ 
  • Consultoria em Investimento Social Privado;​ 
  • Assessoria museológica (catalogação, conservação, embalagem e transporte de obras de arte, elaboração de planos museológicos, montagem de exposições);​ 
  • Desenvolvimento de políticas e editais de patrocínios;​ 
  • Desenvolvimento, produção e gestão de projetos e programas socioculturais, educacionais, socioambientais;​ 
  • Captação de recursos;​ 
  • Planejamento estratégico de instituições sem fins lucrativos, inclusive institutos empresariais;​ 
  • Curadorias diversas; 
  • Gestão de espaços culturais;​ 
  • Daniele Torres
  • Daniele Torres
  • Daniele Torres
  • Daniele Torres
  • Daniele Torres

A Companhia da Cultura se consolidou no mercado cultural atuando em 3 principais frentes:  

    • Atendimento ao produtor cultural​; 
    • Atendimento aos patrocinadores​; 
    • Desenvolvimento de projetos próprios​. 

Quem faz a Companhia da Cultura


Entrevista com Daniele Torres na TV Aparecida, 2019,

Daniele Torres

Hoje a história da empresa se mistura à carreira da Daniele Torres. Museóloga, com pós-graduações em: História da Arte (PUC-RJ), Gestão da Cultura (Estácio-RJ) e Comunicação Empresarial (PUC-MG).  Em seus mais de 20 anos de carreira se especializou nas leis de incentivos fiscais, na gestão de equipamentos culturais e ONGs, no planejamento estratégico de projetos e na captação de recursos.​ 

Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE.  

Desde 2004 à frente da Companhia da Cultura, Daniele também é sócia do site e escola Cultura e Mercado desde 2016, onde criou o único curso de Formação em Captação de Recursos do país. Além disso, ela ministra cursos, palestras e workshops em várias cidades pelo Brasil, para diferentes instituições, desde 2007.  

Presta consultoria na área de incentivos fiscais e Investimento Social Privado para empresas de grande porte. 

Participou como júri do Prêmio Aberje de Comunicação Empresarial por diversos anos nas categorias Patrocínios e Memória / Sociedade. 

​Membro consultivo da Comissão de Direito das Artes da OAB, São Paulo (2019-2021).​ É associada à ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e ao COREM – Conselho Regional de Museologia. Faz parte da Abrig – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Associada também ao FBODM – Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.​ 

Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Armação dos Búzios e Volta Redonda, ambas no Estado do Rio de Janeiro.  

Foi consultora das ONGs: Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF) na área de incentivos fiscais e captação de recursos. Foi também gestora responsável pela captação de recursos dos Institutos: Agires, Brasil Leitor (ambos OSCIPs) e Inst. Brasileiro de Gestão Cultural (OS), em São Paulo, capital.  

Desde 2004 à frente da Companhia da Cultura, Daniele também é sócia do site e escola Cultura e Mercado desde 2016, onde criou o único curso de Formação em Captação de Recursos do país. Além disso, ela ministra cursos, palestras e workshops em várias cidades pelo Brasil, para diferentes instituições, desde 2007.  

Presta consultoria na área de incentivos fiscais e Investimento Social Privado para empresas de grande porte. 

Participou como júri do Prêmio Aberje de Comunicação Empresarial por diversos anos nas categorias Patrocínios e Memória / Sociedade. 

​Membro consultivo da Comissão de Direito das Artes da OAB, São Paulo (2019-2021).​ É associada à ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos e ao COREM – Conselho Regional de Museologia. Faz parte da Abrig – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Associada também ao FBODM – Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.​ 

Rafael Martiniano

Ao lado de Daniele, Rafael Martiniano​, tem formação em logística e especialização em Logística Empresarial e Supply Chain. 

Sua incursão no universo cultural começou quando foi monitor de Biblioteca Móvel, projeto sociocultural em 2007 e 2008.​ 

Dedicou mais de 7 anos de sua vida ao Instituto Brasil Leitor, atuando como responsável pela logística, compras e implantação das mais de 50 bibliotecas geridas pelo IBL em todo o Brasil. 

No Theatro Municipal de São Paulo era responsável pelas compras e logística (coordenador), colaborando com a produção de diversas óperas e concertos, entre 2013 e 2016.​ 

No CENPEC, em 2017, participou do projeto “Educação com Arte” realizado nas unidades da Fundação Casa em SP. 

Em 2018 trabalhou no Catavento Cultural e nas  Oficinas de Arte das Fábricas de Cultura.  

Atuou na Fundação Gol de Letra, com projetos socioeducativos por meio do esporte. ​ 

Na Companhia da Cultura Rafael vem atuando em diversas funções: produção, logística, compras e coordenação de equipes, bem como na montagem e instalação de bibliotecas e prospecção de investidores.

JULIANA BRAGA

Produtora Executiva de Eventos e Produtora de Arte trabalha com dramaturgia, cinema, entretenimento, arte, pesquisa e esporte.

É Mestre em Cinema Brasileiro, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós graduada em Arte, Cultura e Comunicação Visual pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS).

Gestora de Serviços do Evento, atuou nas Olímpiadas da Rio 2016 como Venue Manager em Deodoro.

Trabalhou nas Confederações de Judô, Vôlei e Desportos Aquáticos com planejamento estratégico, tático e operacional, responsável por toda a estrutura das competições nacionais e internacionais.

Nossa missão

Valorizar e difundir a cultura brasileira, respeitando a diversidade e a memória, reafirmando a cultura como agente de transformação social. 

Visão

Ser referência no compromisso ético e na excelência da gestão de recursos incentivados no âmbito dos patrocínios socioculturais. 

Valores

Honestidade e transparência 

Comprometimento 

Paixão e dedicação 

Respeito ao meio ambiente 

Respeito à diversidade 

Qualidade de entrega 

Inclusão social 

Alinhamento entre discurso e prática 

Amor à cultura brasileira